CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

5/08/2009

Consequências do Novo Vestibular

















Existe uma discussão interessante sobre o novo modelo de ingresso nas universidades e faculdades do Brasil. A proposta foi feita pelo MEC e as instituições de ensino superior - IES - devem dizer se vão aderir ainda para o próximo vestibular.

Notem que o modelo novo busca observar as competências e as habilidades de forma mais acentuada. Se antes a única forma de prova elaborada pelas IES valorizava o conteúdo do aluno, ou seja, de forma exclusiva, as questões eram elaboradas para conhecer o conteúdo do aprendizado do pretendente à vaga do curso superior, nesse novo modelo, as questões serão a mistura entre o formato antigo e questões que revelem as aptidões e as competências das pessoas.

Não é novidade dizer que a inteligência lógico-matemática era a mais valorizada em detrimento das outras tantas. Da mesma forma, as pessoas que apresentavam essa capacidade.

O que salta aos meus olhos é que a avaliação do conteúdo aprendido pelo aluno, é, também, o conteúdo ensinado pela escola. Obvio! Portanto, havia uma harmonia entre a forma de ensinar e a forma de avaliar.

Ocorre que, com essa mudança, as outras inteligências passarão a ser observadas também. Ou seja, as pessoas que apresentam uma capacidade maior para as inteligências: lingüística, espacial, existencial, naturalista, interpessoal e, talvez, as demais, passarão a ser reconhecidas como úteis.

Portanto, a valorização do conhecimento de forma mais igualitária, redunda na valorização das pessoas de forma a permitir o acesso a conhecimentos profissionais tidos como exclusivos dos que dominavam a inteligência lógico-matemática.

Ao mesmo tempo, isso provoca uma mudança na forma da ensinar que, de imediato, atinge o mercado de ensino. Só “bizu” não vai adiantar. A partir de agora, a utilização das outras inteligências** passa a exigir novas didáticas e novos valores.

Isso mesmo, novos valores, pois a forma cartesiana de lidar com as realizações da vida cede espaço para as pessoas promoverem as transformações utilizando as várias possibilidades criativas e inusitadas.

**Inteligências Múltiplas - Howard Gardner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário.