CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

9/18/2009

Entender o cliente









Dois grandes desafios para as relações interpessoais do momento, são o entendimento e a leitura das necessidades alheias. Ou seja, a grande diversidade de interesses e desejos que cada pessoa carrega consigo acaba por obstruir o foco da demanda daquele momento. E, por isso, como os interessados não conseguem um entendimento, a frustração se apodera da pós relação dos interlocutores.

Muitas vezes, essa obstrução chega a atingir até mesmo o agente da demanda. Quer dizer, nem mesmo a própria pessoa sabe o que quer para si diante do outro. Trata-se de um problema de identificação de prioridades que atinge a percepção de si e que, do outro lado, complica o entendimento de quem está por atender à demanda.

Nesse caso, cabe ao interlocutor que dispensa atenção para corresponder à altura dos interesses alheios, ampliar sua base de informações para trabalhar melhor os dados acolhendo aqueles que foram expressos e, da mesma forma, aqueles que foram tácitos. É nesse momento que começa o entendimento da subjetividade da pessoa que “veio buscar”.

Em se tratando de negócios, essa sensibilidade é crucial para o êxito das intenções. Um veio buscar e o outro quer entregar. Um veio comprar e o outro quer vender. Os interlocutores estão a postos para realizar seus intentos. E o desafio está ai: evitar a frustração, realizar a troca de interesses.

Deve-se levar em conta que essa relação de busca e entrega se estende por todos os âmbitos da interatividade das pessoas sem que esteja restrita à realização de negócios.

Portanto, fica a pergunta: quem está disposto a realizar em termos as suas necessidades quando não existe o entendimento daquilo que é necessidade? Quem se propõe a anular suas expectativas por causa da falta e entendimento?

É coisa para pensar! Por isso a capacidade de enxergar com clareza o ponto de acerto na relação, quer dizer, a face que liga os interesses das partes, torna-se o foco de atenção como estratégia para a superação desses desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário.