CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

6/09/2010

Alinhamento organizacional




Se você considerar que toda organização busca uma equipe de trabalho coesa e ajustada com os propósitos institucionais, logo vai relacionar esse feito com a conquista da eficiência pela equipe de profissionais. Noutras palavras, seria alinhar a execução do trabalho a um propósito maior que o interesse pessoal; até mesmo estando acima do dono da organização, assim como acima do trabalhador. Por conclusão, esse entendimento pressupõe que toda organização tem uma finalidade que vai além dos interesses individuais.

A idéia de que um empreendimento tem por finalidade exclusiva a exploração de recursos, sejam eles tangíveis ou intangíveis, está sendo posta de lado pelos empresários. Claro que a sustentação de uma organização passa pelo lucro para que ela possa crescer. No entanto, a sustentabilidade está bastante atual com promessas de ser incorporada definitivamente à lógica empresarial. E essa é a questão. Compreender as interferências diversas para melhor administrar as oportunidades de negócios. Afinal, como tornar-se sustentável diante da velocidade dos acontecimentos?

Dando um passo de cada vez, a atuação do gestor deve focar, inicialmente, na equipe de trabalho. Empresários bem sucedidos são unânimes em dizer que o sucesso de suas organizações está na equipe de trabalho. Inclusive, um deles afirma que só contratou gente que sabia mais que o próprio dono. Implícito nessa atitude está o entendimento de que lidar com profissionais significa respeito e reconhecimento.

Portanto, enquanto que as organizações buscam a sustentabilidade para o seu crescimento por meio dos profissionais, esses procuram o respeito e o reconhecimento das organizações. E por mais que se pretenda ignorar esses pontos, os acontecimentos atuais acirraram profundamente esses propósitos. Ignorar seria o mesmo que virar o rosto para não ver o seu atropelamento. Adianta alguma coisa? Não.

Então, quanto mais cedo esse entendimento chegar à compreensão do gestor, mais rápido virá a solução para a superação das dificuldades. Isso mesmo, acontece de cima para baixo. Sendo assim, quando você se perguntar por que sua equipe não inova, não é proativa, não é criativa, não tem motivação, está na hora de avaliar os propósitos de sua organização. Ademais, entenda que esses propósitos se relacionam diretamente com sua atuação como gestor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário.