CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

11/19/2008

Arte é Tudo


A arte é uma expressão humana cujo principal objetivo é criar. Trata-se da capacidade de síntese espiritual para transformar o meio revelando a tradução das emoções em algo de valor estético. É uma comunicação sutil e poderosa para a satisfação humana.

Ela se apresenta de formas distintas como as artes plásticas, a escultura, o cinema, o teatro, a música etc. De fato, tudo que hoje se assimila como utilidades do cotidiano, um dia, passou pela mão do homem como sua criação entendendo que o porvir também será resultado da arte.

A palavra arte vem do latin “artis” ou “ars” que tem correspondência com o grego “tékne”. Dessa forma, o sentido de arte equivale ao resultado de um feito ou produção de alguma coisa, ou seja, equivale a criação ou fabricação de algo.

A arte tem a finalidade de socorrer a uma demanda pragmática ou simplesmente representar esteticamente algo intangível ou subjetivo. Por esse motivo, a ela nos permite viver melhor, pois a sua apresentação estimula os sentidos e a compreensão do sujeito frente ao momento histórico em que se realiza.

Portanto, a arte é a criação do Homem diante de suas necessidades materiais ou ideais que revela a sua insatisfação com o meio em que vive. É um tipo de insatisfação que provoca a imaginação a buscar soluções para o conforto físico ou o conforto da alma; é capaz de ser a anunciação de transformações de valores humanos.

Daí é fácil perceber que o artista é um inconformado, um insatisfeito, um revolucionário diante da sua realidade ou da realidade alheia. Assim, é capaz de provocar escândalo ou rejeição por não buscar a unanimidade. Pelo contrário, busca um olhar diferenciado de uma realidade que a maioria das pessoas compreende, vê e se admite como estanque.

Em se tratando de artes plásticas, é possível ver a correlação entre o movimento e as outras manifestações artísticas. É através dessa expressão criativa que se permite adentrar em outras esferas de criação com o olhar de cumplicidade. É a mais próxima do sujeito comum e acomodado em suas expressões por permitir movimentos livres e criativos. Tanto é assim que as variadas técnicas utilizadas em momentos históricos da criação humana, nos permite a identificação do traço como a marca do trabalho: Maneirismo quer dizer manias, Rococó quer dizer exagerado, Barroco quer dizer rude, Fauvismo significa arte selvagem, Surrealismo diz a alienação da realidade e assim por diante.

É nesse contexto de movimentos dos pincéis que as artes plásticas fazem o intercâmbio entre as criações visuais e auditivas, pois incorporam as formas e movimentos das outras artes sem o compromisso da fidelidade de transposição, mas sim da expressão da sua essência. O mais importante e mais simples dos traços que conjuga o artista “iniciante” e outros trabalhos prontos de todos os tipos de arte como a literatura, teatro, música etc, é o abstracionismo.

As artes plásticas e esse movimento da abstração é tão importante que permite o tratamento terapêutico para pessoas que se encontram travadas em sua criatividade, assim como para pessoas que necessitam de atenções médicas. Como a arte é a interpretação da realidade expressa por uma pessoa, a qualidade dessa obra passa a ser relativa mediante ao público expectador. Ela pode atingir um grau de sofisticação pelo consenso do grande público como algo sutil e abrangente ou pode ser dirigida a um determinado grupo sem a pretensão de atender à sua exigência. Pelo contrário, busca atender apenas a quem criou.

Mas em se tratando do fazer arte o sujeito aguça os seus sentidos seja como criando ou como expectador. É por ela que se refinam as capacidades de desenvolver a percepção, a imaginação, a observação e o raciocínio abrindo, assim, os canais cognitivos. Por seu intermédio é possível conhecer as emoções, direcionar os gostos pessoais, ajudar na formação da personalidade do homem ou da mulher. Por isso, a educação é outra vertente que se admite a função da arte.


Artes plásticas e as Artes

Por analogia será possível perceber a relação que existe entre as artes plásticas e as outras artes. Basta que se imagine uma superfície virgem de curvas e retas, sobras e luzes, cores e transparência. O nada.

Com essa superfície é possível contar uma história sem dizer palavra alguma. Ao mesmo tempo, é possível reproduzir um som com um desenho, ou então esboçar uma imagem real ou idealizada. Talvez por ter sido a primeira forma de expressão artística do Homem, considerando sua função de registro histórico assim como a possibilidade de interpretação por outros Homens, certamente essa é a matriz de todas as artes. É como se fosse a materialização da mente trabalhando as informações buscando suas correlações para apresentar uma imagem. Sai da alma intangível para uma forma plana material.

Imaginar a produção de um quadro com os movimentos de pintura poderia ser assemelhado ao movimento de um maestro regendo uma sinfonia. Aliás, é possível uma produção desse tipo sob a inspiração de uma música. Ou, pelo contrário, é possível uma música ser inspirada por um quadro, assim como uma poesia, um texto, uma escultura, um desenho, um ambiente, um movimento de dança etc. Tudo se relaciona convergindo para a base plana.
O homem e seu cotidiano, essa é a essência da arte.


O PROGRAMA ARTE É TUDO

TÍTULO
Arte é Tudo

JUSTIFICATIVA

Com o crescente aumento da necessidade de ampliar os conhecimentos de assuntos diversos por meio de uma visão integrada e correlata do mundo contemporâneo, a realização de um programa de televisão que promova e incentive a criatividade dentro de um modelo diferenciado e voltado para o jovem se faz necessário.

Tomando as artes plásticas como o eixo norteador dos quadros, pode-se perceber o grande potencial de interface com outras áreas das produções humanas. Como nem todas as pessoas têm acesso às informações sobre técnicas, estilos e produtos das criações úteis, belas e comerciáveis, o programa se apresenta com o objetivo de dar visibilidade às novidades de profissionais e produtos.
Ao mesmo tempo em que atende á pessoa comum, será possível, também, atender ao mercado de vários setores empresariais.

Por esse motivo, com o intuito de fornecer um conhecimento num formato leve e descontraído para o público jovem que esteja interessado em conhecer informações úteis para o seu crescimento enquanto ser humano foi pensado um programa no formato que se apresenta.



POLÍTICA EDITORIAL

Arte é Tudo será um programa de cunho informativo destinado a divulgar matérias variadas de interesse da população. Terá informações com relevância para a criatividade e novidades num formato descontraído. Da mesma forma, serão divulgados trabalhos realizados por profissionais envolvidos com a criação. Podendo, também, dar destaque a uma personalidade expoente.


LINHA DE PROGRAMA

Sua linha editorial seguirá o universo da arte e da criatividade buscando atender à pessoa física como também à pessoa jurídica. Com o intuito de dar informações e dicas para um bom desempenho criativo, o seu conteúdo contemplará matérias de estímulo à criação de arte assim como a divulgação de realizações criativas. É o eixo de várias vertentes da produção da sociedade. Dessa forma, o designer, a arquitetura, o artista plástico, o músico, o poeta, o escritor, o inventor, os produtos inovadores,o educador etc, serão o foco das apresentações.


PÚBLICO ALVO

Jovens e adultos simpáticos à arte.


QUADROS

Cada programa deverá abrir com um editorial o qual dará um pensamento geral sobre o tema principal ou sobre o seu conteúdo como um todo. Poderá, ainda, fazer um pronunciamento sobre alguma questão importante para o momento. No programa, deverá ser tratado assuntos diversos como:

1 - Depoimento de Cases
Entrevista com um artista ou profissional sobre um assunto pertinente para o momento;

2 – Demonstração de técnicas
Conceitos e dicas (criativas ou tradicionais) sobre os meios de realização de artes;

3 – Ação Social
Arte terapia, Ações de Responsabilidade Sócio/ambiental de empresas, políticas públicas, exposições etc;

4 – Momento Produto
Produtos inovadores de empresas; Decorando com o que tem.

5 – Publicidade e Comunicação
Mostrará um ou alguns trabalhos de merchandising criativa de patrocinadores.

7 – Assuntos interessantes
Divulgação ou entrevistas sobre cursos, palestras etc;
Correlação de áreas de conhecimento e comerciais;
Diversos.

Copyright©Mhauro Garcia Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário.