
Em meio às várias colocações apontando as causas de tamanha crise mundial, uns diziam que a crise era de credibilidade, outros diziam que ela é real e iria aumentar. E tinha a turma do apocalipse dizendo que agora não tinha mais como ser como era antes.
Foi quando um aluno se colocou dessa forma: “olhe, o sistema socialista já foi e agora o capitalismo está indo. Fessôr, qual é o melhor sistema, em sua opinião, considerando o que há de vir a ser. O quê que o senhor acha que vai ser agora?”
Depois de pensar um pouquinho respondi:
Primeiro que o capitalismo ainda está vigorando. Apesar de estar em transformação ininterrupta, assim como todas as coisas que têm vida própria.
Segundo, o melhor sistema é aquele que promove o bem estar econômico e sócio/ambiental. É aquele que gera oportunidades para todos se expressarem e se realizarem como pessoas e profissionais.
Terceiro, por causa dessa incerteza do momento, imagine o futuro, creio que essa transformação ininterrupta vai desembocar na consolidação de outro sistema no momento preciso.
Qual sistema, fessôr?
Penso ser o ecologismo!
Sistema ecologista, como é que é isso?
Não sei, mas percebo que o entendimento da humanidade sobre a necessidade de preservação do planeta começa a impor algumas regras de convivência que serão fundamentais nas relações pessoais, profissionais e empresariais. Vamos ver!
A fase atual é a inauguração do ecocapitalismo, depois virá o ecologismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pelo seu comentário.