CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

7/09/2009

A experiência do futebol para o sucesso do negócio.






Como a maioria das pessoas gosta de uma boa partida de futebol, tenho certeza que já presenciou situações de angústia quando viu que seu time lutava por uma superação dentro da quadra, durante o jogo. Quando viu seu time lutando com um adversário que parecia ser intransponível.

Sendo assim, vale uma observação: já repararam que toda vez que o time joga tentando administrar o placar para não perder, ele acaba perdendo? Bom, se você me perguntar se eu tenho uma estatística pronta, realmente, não tenho. Mas eu sei que você que acompanha o futebol, há de concordar comigo.

Com freqüência é assim: quando o time tenta segurar o placar administrando para não perder, 90% das vezes acaba perdendo; quando o time está ganhando e tenta administrar o placar para não perder, 75% das vezes, empata ou perde.

Então, deduz-se dessa observação que administrar para não perder é um tremendo equívoco. E é por isso que trago essa observação extraída de um fato real. Assim como uma partida de futebol é uma empreitada de noventa minutos, o dia de uma organização também é uma empreitada de dez horas por dia, em média. Nos dois casos, o pensamento que predomina é que vai determinar a vitória ou a derrota.

Se o pensamento está fixo em perdas, a perda chega. Se estiver fixado em vitória, a vitória chega. O primeiro faz recuar e reagir, o segundo faz avançar e proagir. Portanto, administrar para não perder é comprometedor porque o cérebro tem dificuldade de aceitar a palavra não, segundo a neurociência. Daí sobra somente o seguinte: administrar para ___ perder. E perde!

Sendo assim, a saída é administrar para ganhar. Ou seja, buscar sair na frente com garra e determinação. Assim como no futebol, experimentar inovações, mudança de tática, ser criativo e gostar de novidades, pagar bem pela competência, valorizar o talento, o conhecimento etc.

Lembro que aquele que não gosta de novidades fica preso no tempo. E isso é perigoso, pois o momento está em constante mudança em nome do futuro. Tudo está se transformando, novos valores, novas posturas, novas ações, novos desejos...

Como você é seu maior empreendimento desde que nasceu, cabe a pergunta: como você está gerenciando sua empresa? Mas se você é dono de uma empresa jurídica, a pergunta é a mesma, afinal a respsota da primeira pergunta influencia nessa segunda.

Copyright©Mhauro Garcia Filho

Um comentário:

  1. Olá amigo Mhauro conforme publiquei no comunicado reduzi as atividades dos blogs para também me dedicar ao “MBA” que iniciei. O curso estar a todo vapor e exige muito estudo e trabalho, será mais um grande desafio, mas vamos comemorar a vitória com a proteção de Deus. Confesso que vocês amigas (os) internautas tem lugar especial no nosso coração, sempre que possa vou reservar um tempinho para visitá-los. Postarei na medida do possível, antecipadamente agradeço de coração a todos que continuam me visitando e deixando belíssimos comentários, informo que estou participando do Top Blog na modalidade variedades agradeço a todos que já votaram, registro aqui o meu muito obrigado. E digo estaremos juntos nesta jornada, certo estou de poder contar com sua valiossima compreensão. Feliz e confiante por sentir sua vontade em colaborar com o nosso sucesso. Acredito nas pessoas... Naquelas que possuem algo mais... Falo de seres humanos que passam em nossas vidas e enchem nosso espaço com grandes atitudes e gestos... Pessoas verdadeiras, transparentes, amigas... Pessoas que sonham... Pessoas que deixam a sua marca e o seu brilho, aquelas que fazem à diferença... Muito sucesso para todos nos, votos de um fim de semana repleto de alegrias. "A sensibilidade de uma alma é pura é radiante, e este efeito, mesmo invisível aos olhos, se faz sentir num coração transbordante de carisma e simpatia que a todos contagiam." Muita paz e proteção, Encontrar-nos-emos sempre por aqui, fique com Deus. Felicidades, um forte e fraterno abraço.

    Valdemir Reis

    ResponderExcluir

Grato pelo seu comentário.