
Uma boa estratégia de marketing é capaz de elevar o conceito de qualquer organização junto aos seus consumidores. Fazer esse trabalho, pensar sobre os meios a serem utilizados, é um desafio constante para que o resultado atinja objetivo de sensibilização e simpatia dos clientes e futuros clientes.
Lamentavelmente o foco imediatista da maioria das empresas esquece de trabalhar o marketing institucional fixando-se apenas no marketing de varejo. Claro que os dois são importantes, mas diferentemente do segundo, que é instantâneo e descartável, considero o primeiro com maior relevância pelo fato de, normalmente, ser sutil e, portanto, com capacidade de penetrar mais fundo no íntimo do ser humano através de suas emoções. Eis porque que algumas organizações estão sempre vivas na mente de seus consumidores. Por causa das emoções dos clientes elas garantem uma imagem longeva.
Inclusive, a própria vontade de consumir os produtos ou serviços de uma determinada organização vem da identificação provocada pelo marketing institucional. Portanto, pode até afirmar que esse sentimento pode até confundir-se com o de pertença à uma comunidade, mesmo desconhecida, mas que também consome o mesmo produto.
As grandes cabeças empresariais já descobriram a importância do marketing institucional como uma garantia de negócios futuros. Simplesmente elas não param de investir nesse tipo de marketing. Pensam e repensam, fazem e refazem, experimentam, criam situações e investem cada vez mais. Simplesmente porque acreditam e têm a certeza de seus frutos.
E quando eu falo de grandes cabeças, não necessariamente façam parte de grandes empresas. Negativo! São pessoas que simplesmente atuam com sua estratégia ajustando seus recursos com o refino da estratégia. E essas pessoas não esperam a concorrência fazer primeiro para depois elas imitarem. A idéia é que seja o contrário, elas fazem primeiro, para serem imitadas pela concorrência, pois dessa forma fica consolidada as suas ações.
E tudo isso é para responder as perguntas: qual a necessidade de nossa organização vender mais e por mais tempo? Qual a necessidade de nossa organização ser diferenciada das outras? Qual a necessidade de manter nossos clientes e conquistar mais clientes?
Olá amigo.
ResponderExcluirObrigado por sua gentileza. Parabéns pela excelente texto publicado, interessante, belissimo, uma maravilha! Importante e atual... Ótima escolha. Aproveito para informar que em virtude do "MBA" o tempo ficou muito apertado em conjunto com as demais atividades que desenvolvo, mas qdo sobra um tempinho venho dividir com os amigos(as). Aproveito para compartilhar um pensamento de C. Coralina; "Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos,de solidariedade e amizade." Votos de muito sucesso, brilhe sempre! Tenha um ótimo e alegre fim de semana, muita paz e luz, fique com Deus, felicidades. Forte e fraterno abraço. Felicidades.
Valdemir Reis