CURSO FORMAÇÃO DE PREÇO

9/06/2010

A estrutura da organização








Para toda organização é possível perceber a suas fazes de evolução na medida em que buscam estruturar melhor os seus setores. De uma forma geral, a maior e primeira preocupação de uma organização é com o fechamento de negócios.  Portanto, o setor de vendas é o que mais recebe atenção. De fato, essa preocupação é legítima, pois, sem entrada, como poderia se dar a saída, não é mesmo?

Quando esse primeiro setor está funcionando, chega a vez da preocupação como setor financeiro. Afinal, os recursos precisam ser bem alocados e declarados para que não haja nenhum furo sobre as questões de compras, vendas e fiscais. São duas etapas distintas e seqüenciais para o desenvolvimento.

No entanto, para quem pensa que esse pensamento está certo, de fato acertou quando se considera uma gestão focada no aqui e agora. Quer dizer, quando se administra para apagar os “incêndios” dentro da organização. Normalmente, quando isso ocorre, outras questões como o marketing e a comunicação ficam totalmente de fora das necessidades da organização. E ficam de fora porque a gestão ainda não se deu conta da importância desses dois últimos conhecimentos.

O ideal seria que a organização pensasse, em primeiro lugar, no marketing e na comunicação. Afinal, são conhecimentos que permitem estratégias que facilitam a venda e, por conseqüência, ajudam a fortalecer o setor financeiro. Contudo, é comum acontecer de esse setor de marketing e comunicação ficar a cargo do gestor como se o planejamento fosse uma extensão das decisões. E nem sempre isso resulta em algo positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário.