
O rei de Tróia, Príamo, tinha uma filha chamada Cassandra. Sua capacidade de prever o futuro era tão impressionante quanto a descrença de quem ouvia seus relatos. Simplesmente, ninguém acreditava em suas profecias.
Cassandra conseguiu esse dom com o deus Apolo em troca de alguns favores. Como ela não cumpriu sua parte, Apolo deu-lhe o castigo de, apesar de saber o futuro, ela jamais conseguir convencer alguém da verdade de suas visões.
Sabendo dessa representação mitológica, passei a observar o quanto tem de comum com o velho ditado popular: "santo de casa nâo faz milagre".
Já observou que muito do que você diz, mesmo tendo alguma razão ou conhecimento, os que estão à sua volta, na maioria das vezes, despreza? Mas fique tranquilo, o problema pode não estar em você.
Por isso, se você tiver algo a dizer, para não haver algum desgaste, antes de qualquer coisa, você precisa "sentir" o contexto:
1 - observe se o momento é apropriado para você fazer algum pronunciamento;
2 - valorize o que você sabe;
3 - meça as palavras e a velocidade de sua fala;
4 - não valorize tanto o problema específico dos outros;
5 - não se sinta a própria solução;
6 - gere interesse das pessoas antes de você dizer o que sabe ou pensa;
Por último, mas talvez não por fim...
7 - avalie as pessoas para quem você comunica.
Talvez essa última fase seja a mais importante, pois você pode estar lidando com pessoas mesquinhas o suficiente para não admitirem algo inteligente, sensato ou bom que venha de você.
Seja inteligente, trabalhe-se no íntimo, busque o topo.
Parabéns mais uma vez, adoro o que vc escreve, vc tem muita sensibilidade além de descrever sempre assuntos inteligentes.
ResponderExcluir