
No artigo Negócio de Qualidade, foi comentado sobre a necessidade de haver sempre pessoas preparadas ocupando os cargos de comando. Sendo assim, logo vieram as perguntas sobre as características de uma pessoa com essa responsabilidade. Bom, se você considerar que essa pessoa é responsável por conduzir um grupo de qualquer categoria, seja político, seja de trabalho, uma cidade etc, então é possível dizer que esse condutor é um líder. Teríamos que avaliar a questão.
Nesse caso, ficaria mais fácil falar do que é ser líder. Não é mesmo? Falar sobre as suas característica e tudo mais... Contudo, para que você possa tirar suas próprias conclusões, talvez comentar sobre o anti-líder seja um caminho interessante. Mesmo porque, como é de costume, as pessoas com essa responsabilidade de comandar sempre se enxergam com todas as qualidades de liderança sem conseguir ver o que não condiz com a realidade.
Para começar, um anti-líder, além de ser inseguro, egoísta e orgulhoso, não consegue conviver com profissionais em seu grupo de trabalho. Na verdade, ele prefere ter à sua volta pessoas que gostam de bajular o chefe. Ao mesmo tempo vai “educando” a equipe para a subordinação. Portanto, ao invés de profissionais, ele prefere subordinados bajuladores. (veja o artigo O Bom Profissional).
Por causa disso, ele acredita que ninguém da equipe tem algo para contribuir, pois todos estão abaixo dele. A conseqüência é que enquanto o ego do anti-líder é alimentado, o trabalho da equipe vai minguando e os acontecimentos vão se viciando.
Isso posto, tudo se desdobra negativamente a parti dessa base. Todas as conseqüências são negativas. Ora, se hoje a era do conhecimento é fundamental para qualquer organização, o mais inteligente seria convergir esses conhecimentos para o progresso do grupo. Para isso é necessário ouvir, saber ouvir. Ainda mais, atualmente já se descobre que o conhecimento não é suficiente e, por causa disso, inaugurou-se a era da criatividade dentro dos grupos de trabalho.
Conclui-se que se o anti-líder dispensa o conhecimento, imagine se ele aceita a criatividade?!?
Mas para não concluir esse texto falando do anti-líder, seria bom dizer qual é a maior característica de um líder. O líder tem autoconfiança o bastante para aceitar e promover o sucesso de cada membro da equipe. E isso é a base para o desenrolar exitoso, para o progresso de todos.
Olá Mauro, excelente texto.
ResponderExcluirPenso que liderar com sabedoria é uma virtude que precisa estar isenta de vaidade.
Feliz Páscoa!!
Lila
fala mais sobre a liderança!
ResponderExcluirAnônimo, ajude-me a falar mais sobre liderança, sobre o que você gostaria de saber?
Excluir